terça-feira, julho 18, 2006

A Menina do Cadarço Desamarrado - Roteiro

STORY LINE

Uma delicada história de amor entre dois jovens, que tem o seu start a partir do cadarço desamarrado do tênis dela, que funciona como atrativo para ele. A ironia é que o cadarço desamarrado também é o motivo da separação.
ARGUMENTO

CRIS é uma jovem bonita, inteligente, de bem com a vida, com uma peculiaridade: vive com o cadarço do tênis desamarrado. Douglas tem a mesma idade que ela, não se conhecem. O primeiro encontro entre eles é casual, no centro de uma cidade relativamente pequena; ele está olhando para o chão, e vê o cadarço desamarrado, que lhe chama a atenção. Ele fica encantado com ela, que some em meio às pessoas, sem ao menos responder à frase: Cuidado, vai cair. O cadarço está desamarrado...
Algum tempo depois, os jovens se encontram na mesma universidade; ela continua usando o tênis da mesma maneira, despreocupada com o cadarço desamarrado e ele continua enfeitiçado pela garota. Ele se aproxima dela, que se revela perfeccionista e cuidadosa com os trabalhos acadêmicos, contrastando com sua atitude quando aos cadarços dos tênis. Justifica o fato de maneira simples, com um sorriso: nunca aprendi a amarrar o cadarço...
Começam a namorar, durante uma sessão de cinema e vivem um lindo romance até que ele a pressiona, querendo saber a verdade sobre o cadarço sempre solto. Ela não suporta a pressão e o romance é interrompido. Magoada pelo que considerou falta de confiança, Cris some da vida de Douglas, que vive de olhos baixos, procurando no chão pés com um cadarço desamarrado.
Durante todo o vídeo, a narração em off de Douglas faz a ligação entre as cenas que se sucedem.

CENÁRIOS
1. CENTRO DA CIDADE Rua comercial, movimentada. Pessoas passando em todas as direções. Vitrines de roupas, perfumes, sapatos.
2. SALA DE AULA Sala ampla, bem iluminada, com janelas grandes de vidro, deixando entrar luz natural. Quadrobranco, mesa e cadeira do professor, carteiras para os alunos, desalinhadas, com material dos alunos sobre elas. Ventiladores de teto ligados, balde de lixo pequeno quase cheio de papéis de bala, latinhas de refrigerante, folhas de caderno amassadas.
3. ENTRADA DO CINEMA Fila de pessoas comprando ingressos, balcão com pipoqueira e lanches. Filme sendo exibido: Depois do Por do Sol.
4. CAMPUS DA UNIVERSIDADE - Área verde com algumas árvores grandes. Estacionamento. Lanchonete e Biblioteca à vista, além de caixas eletrônicos de bancos (que podem vir a ser patrocinadores do filme). Visão dos pavilhões de salas de aula.

PERSONAGENS

DOUGLAS Rapaz alto (1,85m), moreno, olhos pretos, cerca de 20 anos, bonito, sem ser exageradamente sensual.
CRIS Moça de estatura mediana (1,65m), morena clara, olhos verdes, magra, beleza delicada, bem humorada, sempre calçando tênis ou sapato de couro, de cadarço que deveráem um dos pés estar desamarrado. Cerca de 20 anos.

ROTEIRO
NOTA: Durante todo o filme, ouve-se a voz de DOUGLAS em off. As cenas descrevem o que ele fala.

CENA 1
CENTRO DA CIDADE / EXTERNA / DIA

CRIS andando, displicentemente, admirando sua própria imagem nas vitrines. Foco nos pés dela, um dos cadarços do tênis está desamarrado.
DOUGLAS se aproximando de CRIS e aponta para o cadarço. CRIS olha para ele, sorri tranquilamente, e continua a andar. Não parece dar importância ao aviso, apesar de ficar claro que ela ouviu e entendeu.

DOUGLAS (off): Foi a primeira vez que falei com ela. No centro da cidade, passa essa garota olhando seu reflexo nas vitrines, com o pensamento longe, e o cadarço arrastando no chão. Pensei: como essas pessoas que levam a vida com tanta displicência são felizes!

CENA 2
CAMPUS DA UNIVERSIDADE / EXTERNA / DIA

CRIS andando, em meio a outros estudantes. foco no sapato dela, cadarço desamarrado.
DOUGLAS (off): Algum tempo depois, eu a encontrei na universidade. De novo, o que me atraiu foi o tal cadarço... desamarrado. E o sorriso da garota.

CENA 3
SALA DE AULA / INTERNA / DIA

Alunos sentados, assistindo aula, alguns desatentos, CRIS concentrada, apagando algo escrito a lápis e reescrevendo, várias vezes.
DOUGLAS (off): Fui percebendo que ela não era displicente em nada, seus trabalhos e notas eram invejáveis, mas...
Câmara dá foco no cadarço... desamarrado.

CENA 4
CAMPUS DA UNIVERSIDADE / EXTERNA / DIA

CRIS e DOUGLAS andando, foco no pé dela... cadarço desamarrado. Lembrar de alternar aleatoriamente os pés onde os cadarços estão desamarrados. Enquanto ele fala, foco no sorriso dela, mostrando que ela é feliz.
DOUGLAS (off): Um dia, tomei coragem e perguntei por que ela não o amarrava, se era perfeccionista até o último fio de cabelo.
CRIS: Ah, é que eu nunca aprendi a amarrar!
DOUGLAS e CRIS continuam andando e rindo enquanto ele fala em off.
DOUGLAS (off): Eu podia não ter acreditado. Mas como saber se era verdade? Eu caí como um patinho. O fato é que me apaixonei pela menina do cadarço desamarrado.

CENA 5
ENTRADA DO CINEMA / INTERNA/ NOITE

DOUGLAS e CRIS na entrada do cinema, comprando pipoca, enquanto ele fala em off.

DOUGLAS (off): Parecia um adolescente, quando fiz o convite, mas as mulheres gostam de um bobo apaixonado.
DOUGLAS e CRIS entram no cinema.

CENA 6
ENTRADA DO CINEMA / INTERNA/ NOITE

DOUGLAS e CRIS saindo do cinema, abraçados.
DOUGLAS (off): Estávamos namorando. E fui descobrindo as coisas que ela gostava, e a tornavam cada vez mais fascinante. Mas faltava o mistério do cadarço.

CENA 7
CAMPUS DA UNIVERSIDADE / EXTERNA / DIA

Sentados num banco de cimento, DOUGLAS e CRIS conversam, abraçados. Ele pega no cadarço do tênis dela, que está desamarrado.
DOUGLAS (off): Um dia resolvi pressioná-la para contar a verdade. Aquilo de não saber amarrar não me convenceu. Fiz a pior coisa que podia ter feito: Disse que se ela não abrisse o jogo, estaria tudo terminado.
A cena mostra o que DOUGLAS descreve.
DOUGLAS (off): Mas... como são as mulheres: antes que eu percebesse, ela é que havia terminado comigo. Por causa de um cadarço.
CRIS se levanta do banco e sai sem olhar para trás. Close no rosto dela, lágrimas escorrendo devagar. A câmera continua nela, focalizando-a pelas costas, enquanto DOUGLAS fala, em off.
DOUGLAS (off): Eu quase disse: cuidado, vai cair, como sempre, mas não falei. E quem sabe, ela teria voltado, se eu me atrevesse...

CENA 8
CENTRO DA CIDADE / EXTERNA / DIA

Pessoas andando, algumas apressadas, outras mais devagar.
DOUGLAS (off): Nunca entendi por que fui tão idiota. Se era o mistério que me fascinava, por que acabar com ele?
A câmera passa a focalizar apenas os pés das pessoas, andando pela calçada. Douglas entra em cena, andando de cabeça baixa, como quem olha apenas para os pés ao seu redor.
DOUGLAS (off): Agora, ando na rua de cabeça baixa, olhando para todos os pés, pra ver se o acaso, destino ou sei-lá-o-quê nos põe juntos de novo... eu e a menina do cadarço desamarrado.
Câmera continua focalizando pés em movimento, e fade out bem devagar.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial